Uncategorized

Pare de adiar suas tarefas!

Procrastinação

O que é e o que envolve. A palavra procrastinação, do latim procrastinus, que se refere a ação de adiar, de deixar para amanhã, de postergar. Diferente de se ter preguiça para fazer algo, na procrastinação existe a vontade de querer fazer, mas alguns fatores não deixam que isso aconteça.

Sabe aquele dia cheio de tarefas que sempre parecem urgentes e te fazem perder o foco no que realmente é importante? Pois é…você está adiando a conquista de suas metas prioritárias!

Medo de fracassar

A ansiedade gerada pelo medo de não ser bem-sucedido em um projeto, ou desse projeto ser mal avaliado, favorece a procrastinação. Como exemplo lembramos daquelas pessoas que, pelo medo de fracassar em seu “projeto fitness”, junto com cansaço, dores, etc, procrastinam a decisão de fazer uma mudança na dieta e começar uma atividade física. Adiar algumas situações é normal, mas alguns casos merecem maior atenção! Isso acontece quando chegamos a prejudicar nossa saúde e impedir uma possível melhora em nossa qualidade de vida. Procrastinar pode nos levar a repensar nossa eficiência, nossa autoestima, nossa produtividade, o que pode resultar em falta de motivação em por causa da frustração por não conseguir finalizar aquilo que planeja.

Vamos combater a procrastinação?

Vimos aqui que a procrastinação sempre está relacionada com nossa capacidade de decidir por ‘isso’ ou ‘aquilo’. Sempre devemos avaliar entre o que é urgente e o que prioridade para uma melhor utilização do nosso tempo. Deve-se ter em mente que esse tempo não é apenas para a execução da ação.

Temos que planejar! Veja os motivos de cada objetivo e já tente antecipar os obstáculos e possíveis soluções para eles. Você precisa saber administrar seu tempo. Depois disso, liste o que deve fazer, e faça. Cuidado nesse momento apenas com as razões que podem surgir para que você não faça e assim, você acabe se sabotando e procrastinando mais uma vez o que se propôs a fazer.

É importante também conhecer a si mesmo. Considere o período (manhã, tarde, noite) em que você mais funciona e a forma como prefere realizar algumas coisas. Por exemplo, é uma pessoa noturna? Poderá inserir nesse período as rotinas que tanto deseja ter de estudo de inglês? Prefere trabalhar com musica? Isso facilitaria a confecção daquela planilha que você tem adiado? Já parou para pensar na modalidade de exercício que mais te agrada? Prefere o ambiente de uma academia, ou exercícios ao ar livre? Prefere musculação, ou exercícios funcionais? Prefere fazer exercícios sozinho ou acompanhado? Em silêncio, conversando ou ouvindo música?

Conhecer esses fatores que te estimulam pode fazer que suas tarefas sejam mais leves e fáceis. O que devemos ter como um aliado também é a motivação. Motivação é o que dá movimento, que nos leva na direção do que queremos e por isso é fundamental para o vencer a postergação.

O que eu realmente quero?

Busque o sentido disso, busque a real importância disso para sua vida e pense nos benefícios de conseguir o que quer. Uma pessoa que se propõe uma rotina de exercícios precisa ter em mente o porquê de fazê-lo. Lembre-se que é muito fácil abandonar uma atividade que você enxerga como obrigação. Começará uma academia por uma questão de saúde? Por uma questão de estética? Por esporte, com objetivo fisiculturista? Ter claro com você mesmo onde se quer chegar (e para que se quer chegar) é o primeiro passo para não interromper a viagem na metade do caminho.

Objetivos a longo prazo

Divida-os em partes, ver os resultados, ainda que parciais, ajuda a visualizar o ‘para quê’ do que estamos fazendo, e além disso, podem ser vistos como pequenas recompensas, o que motivará ainda mais nossa jornada rumo aquilo que queremos realizar. Atingir metas nos motiva a continuar, porém, seja razoável com você. Metas muito além do que é possível de se realizar, que está muito além do que nossas condições ou recursos permitem, geram aquilo que é o principal rival da motivação, a frustração. A frustração afeta nossa autoestima, nosso sentimento de eficiência e, como vimos, pode nos fazer desistir por nos sentirmos incapaz.

Pensar sobre isso nos faz levar em consideração possibilidades reais frente nossa condição, nosso tempo, nossos recursos (pessoais/ internos ou materiais). Ser capaz de construir metas e objetivos possíveis, considerando o que realmente quer, o tempo disponível para isso, bem como os recursos disponíveis, te fará ser também bem sucedidos em iniciar e finalizar nosso projetos.

Pensando nisso, nós da Biotreino estamos empenhados em dar um chega pra lá na procrastinação e também na preguiça.

Venha Saber Como