A páscoa chegando e aquela dúvida batendo… “me afundar no chocolate ou não, eis a questão!!”. E enquanto apaixonada por essa delícia eu digo… dá sim para aproveitar essa data com equilíbrio e bom senso… quer ver só?
Você sabia que o chocolate não só é amado em todos os cantos do planeta, mas também um alimento que pode auxiliar na prevenção de doenças, contribuir para melhor fluxo arterial e, quando de boa qualidade, apresentar benefícios inclusive em tratamentos estéticos?
No entanto, é preciso atenção! Consumir esse alimento é sim “permitido”, mas recomendamos o acompanhamento de um profissional de nutrição que lhe indicará as melhores quantidades. Além disso, é fundamental a escolha de bons chocolates!
Os chocolates meio amargos ou amargos trazem em sua composição mais cacau e menores quantidades de açúcar e gordura, sendo os mais aconselhados…
Outra dica é procurar por chocolates com uma menor lista de ingredientes, sabe?? Aquela idéia já apresentada lá em 2014 pelo Guia Alimentar Para a População Brasileira (disponível gratuitamente no site do Ministério da Saúde!) que nos recomenda o menor consumo possível de produtos ultra processados, ou seja, aqueles que além de açúcar, sal e óleo trazem uma lista imensa de ingredientes como gorduras modificadas, amido, etc.
Escolhendo boas opções, especialmente aqueles a partir de 70% cacau, nutricionistas aconselham o consumo de 10, até 15g diárias, o que vai te permitir não só matar a vontade, mas também garantir todos os seus benefícios!!
Então faça suas (boas!) escolhas, e se delicie no domingo!
Abaixo trazemos algumas opções:
Ovo de páscoa Only 4 – Traz apenas 4 ingredientes: massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar de coco e óleo de coco, é 70% cacau e está disponível em duas versões: Nibs ou Puro.
Ovo de páscoa Zeromilk – Produto sem lactose, sem glúten, sem proteína do leite e vegano.
Ovos de páscoa Stévia Choco – Ovos em várias versões, com 55%, 66%, 77%, 88% e 99% cacau. São adoçados com Stevia (adoçante natural), sem lactose, proteína animal, glúten, emulsificantes e aromatizantes (lembra, alimentos menos processados?!)
Artigo escrito por Monica Botiglieri, barista do Teu Café com a contribuição da nutricionista Mariana Ferrari.